sexta-feira, 9 de novembro de 2018

História da Moda: Anos 60

História da Moda Anos 60


A década de 60 foi de muitas mudanças e adaptações por ter sido uma época marcada pela cultura jovem, pelos estilos variados que iam do rock and roll, passando pelo homem pisando na lua pela primeira vez, caminhando pelos movimentos pacifistas, até culminar numa moda unissex.

Essa década presenciou uma forte crise na Alta Costura. Havia a necessidade de mudança e logo ocorreu a expansão de produtos nas grandes Maisons, incluindo perfumes, cosméticos e acessórios – que são, até hoje, responsáveis pelo sustento das marcas.

A forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento. O jeans passou a ser um ícone.

Grandes estilistas de Paris influenciaram a moda do mundo. O prêt-à-porter já estava concretizado. Courrèges teve grande participação e reconhecimento na moda com suas criações de minissaias, mini vestidos e calças. Pierre Cardin estava focando no futuro, com ideias espaciais, inovando em macacões de malha, calças justas e muito uso do zíper. Saint Laurent abriu sua própria Maison nos anos 60 e lançou modelos como o tubinho com desenhos de Mondrian e o Le Smoking - roupa inspirada no tradicional smoking masculino, só que para ser usada por mulheres. Já Paco Rabane utilizou materiais não convencionais em suas criações, como placas de metal.

Na Inglaterra, Mary Quant foi o nome. Há uma grande controvérsia a respeito de quem seria a autoria da minissaia, de Courrèges ou de Mary Quant. No entanto, segundo a própria Mary Quant: “A idéia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou”. As saias de 30 cm de comprimento eram usadas com camisetas justas e botas altas.

As minissaias dos anos 60
As minissaias dos anos 60

Vale dar destaque também para os Beatles, que ditaram moda e foram seguidos por milhares de jovens ao redor do mundo inteiro. Na Itália, o destaque ficou com Emílio Pucci e suas estampas geométricas multicoloridas.

Os novos materiais (metal, plástico e acrílico) e as estampas geométricas e curvilíneas, estiveram presentes em toda a década, na moda e nas artes. A Op art, por exemplo, evidenciava efeitos óticos geométricos. Um grande representante foi Victor Vassarely. Outro movimento importante foi a Pop Art, que reproduzia elementos do consumo popular. Destaque para Andy Warhol e Roy Linchtenstein.

A modelo Twiggy, de cabelos curtos, olhos marcados com rímel e cílios postiços foi um grande exemplo de beleza a ser seguido.

Para homens, as jaquetas com zíper, golas altas, botas, calças mais justas e camisas coloridas e estampadas foram muito usadas.

A modelo Twiggy, anos 60

O movimento hippie veio em seguida. As roupas eram artesanais, com bordados manuais, saias longas, calças boca de sino e batas indianas. Um dos focos do movimento foi o questionamento da Guerra do Vietnã.

hippies anos 60

Veja mais posts sobre a História da Moda:
  1. História da Moda: Pré História
  2. História da Moda - ANTIGUIDADE (egípcios, assírios, babilônios e persas)
  3. História da Moda - ANTIGUIDADE CLÁSSICA (Creta, Grécia e Roma)
  4. História da Moda - IDADE MÉDIA
  5. História da Moda: IDADE MODERNA
  6. História da Moda: IDADE CONTEMPORÂNEA
  7. História da Moda: SÉCULO XX – 1900 e anos 10
  8. História da Moda: Anos 20
  9. História da Moda: Anos 30
  10. História da Moda: Anos 40
  11. História da Moda: Anos 50
  12. História da Moda: Théâtre de La Mode
  13. História da Moda: trajes gaúchos
historia da moda anos 60 pinterest

7 comentários:

  1. Muito interessante essa pesquisa histórica da moda! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi, passando aqui para conhecer seu blog e retribuir sua visita e comentário, já me apaixonei, muito bom este post e pesquisa sobre moda. Já estou te acompanhando. bj.

    http://www.artesefatosbrentan.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita! Fico feliz que tenha gostado da pesquisa, Meire! Seu blog é incrível, cheio de dicas! Beijos

      Excluir
  3. Gostei muito mas queria saber como era os vestidos de festas,eram só de bolinhas?
    Porque vou fazer 60 anos e queria uma roupa diferente.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei chapadassa e li todo teu blog sobre moda, transcendi demais, obrigada de coração sobre o conteúdo!

    ResponderExcluir