quarta-feira, 26 de outubro de 2016

História da Moda: Anos 30

Entre as estrelas do cinema que mais influenciaram a moda dos anos 30, estava Greta Garbo.

O cinema foi o grande referencial para a moda dessa década. As grandes estrelas de Hollywood, como Marlene Dietrich e Greta Garbo influenciaram muitas mulheres na maneira de se vestir. Os contornos do corpo feminino foram novamente evidenciados, a cintura voltou a ser marcada em seu real lugar e intensificou-se o uso de sutiã e cinta flexível. Com o passar da década, as costas passaram a ser destacadas com decotes que chegavam até a cintura. Essa era a parte do corpo mais sensual da época. 

A abertura das costas dos vestidos chegava até a cintura
Mae West e seu figurino


O traje diurno para mulheres era composto de vestidos ou saias na altura da panturrilha, enquanto para noite o comprimento era longo, geralmente coberto por casacos ou boleros, podendo ser substituídos por mantos e peças com pele nos dias frios. Os cortes godê e evasê eram os campeões nas escolhas femininas.








Na metade da década, as mangas borboletas aparecem com o objetivo de alargar os ombros. Houve também uma popularização da prática de esportes, em especial tênis, patinação e ciclismo, então, entrou em cena o short mais curto ou a saia com abertura lateral, com óculos escuros, para facilitar esses momentos. Com a exposição ao sol, a pele bronzeada passou a se destacar. Já se sabia dos benefícios de se pegar sol, então, roupas de banho podiam deixar mais pele à mostra.

A moda praia já permitia maiores exposições de pele




É nessa década que surgem os tecidos sintéticos e os produtos em série assinados por grandes Maisons. As roupas passam a ser mais acessíveis, independente da classe social.
A maquiagem consistia em sobrancelhas e pálpebras bem marcadas. Os cabelos femininos crescem, contrapondo-se aos curtos dos anos 20, e as mulheres começam a ondulá-los.

O cabelo crescia e era ondulado nos anos30, como se pode ver nessa foto da atriz Marlene Dietrich

No guarda-roupa masculino, as mudanças foram sutis, com diferenças na largura das calças e dos colarinhos. O uso do chapéu se intensificou para eles. Passaram a usar shorts por baixo das calças para facilitar a vida esportiva, dando origem ao que hoje conhecemos como samba-canção.
Em 1939 encerra-se a década, com o início da Segunda Guerra Mundial.
Página de uma revista dos anos 1930, onde podemos observar as cinturas bem marcadas, assim como o uso de bolero e ombros em evidência. O cabelo ondulado já estava crescendo nessa época.

Veja mais posts sobre a História da Moda:
  1. História da Moda: Pré História
  2. História da Moda - ANTIGUIDADE (egípcios, assírios, babilônios e persas)
  3. História da Moda - ANTIGUIDADE CLÁSSICA (Creta, Grécia e Roma)
  4. História da Moda - IDADE MÉDIA
  5. História da Moda: IDADE MODERNA
  6. História da Moda: IDADE CONTEMPORÂNEA
  7. História da Moda: SÉCULO XX – 1900 e anos 10
  8. História da Moda: Anos 20
  9. História da Moda: Anos 40
  10. História da Moda: Anos 50
  11. História da Moda: Anos 60
  12. História da Moda: Théâtre de La Mode
  13. História da Moda: trajes gaúchos
historia da moda anos 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário