A imagem da mulher dona-de-casa dominou os anos 50. Cintura marcada, saias rodadas e calças cigarretes foram alguns dos ícones da moda daquela época. |
A moda dos anos 50 começou ainda marcada pelo New Look de Dior, criado em 1947 (leia sobre a moda dos anos 40 aqui). Portanto, a cintura marcada e as saias rodadas ainda tinham destaque nos trajes femininos. Era comum o visual ser completado com scarpins nos pés, chapéus de aba larga adornando a cabeça, bijuterias imitando joias e luvas. Paris manteve-se como centro da moda, mas Inglaterra e Estados Unidos já estavam em ascensão.
Cintura marcada, luvas e chapéu com aba larga |
A criação de novos tipos de volumes nas peças de roupas, como os vestidos em linha “H” (os famosos tubinhos), em linha “A” (aumentando a largura da cintura para baixo) e linha “Y” (onde golas eram evidenciadas) marcou a década de 50. Apareceram também os chemisier, que são vestidos inspirados nas camisas masculinas. E falando em trajes masculinos, os homens usaram ternos mais sóbrios acompanhados de gravata, excluindo o colete que antes completava o look.
Calças cigarretes de cintura alta |
A mulher dos anos 50 tinha uma vida mais caseira. Os bebês nascidos no pós-guerra neste momento eram crianças e exigiam cuidados, principalmente de suas mães. A mulher voltou para casa nessa década, deixando seus trabalhos. Foi aí que o termo “Rainha do Lar” começou a ser empregado. A imagem que remete aos anos 50 é da mulher envolta por seus eletrodomésticos – que tinha a finalidade de facilitar a vida da dona de casa.
Do outro lado da moeda, temos o auge das pinups, que surgiram para caracterizar a sensualidade feminina. O termo apareceu durante a 1ª Guerra Mundial e Marilyn Monroe, Brigitte Bardot e Jane Fonda são bons exemplos desse estilo.
Do outro lado da moeda, temos o auge das pinups, que surgiram para caracterizar a sensualidade feminina. O termo apareceu durante a 1ª Guerra Mundial e Marilyn Monroe, Brigitte Bardot e Jane Fonda são bons exemplos desse estilo.
Com o fim da guerra, também veio o fim da escassez dos cosméticos, colocando novamente a beleza em um alto pedestal. A maquiagem que valorizava o olhar entrou na moda, o que levou a uma infinidade de lançamentos de produtos para os olhos como sombras, rímel, lápis e delineador. Surgem aí as grandes empresas do ramo, como a Revlon, Helena Rubinstein, Elizabeth Arden e Estée Lauder.
Olhos marcados: com a indústria de cosméticos em ascensão, novos produtos para maquiagem foram lançados |
Os cabelos eram curtos, ondulados e crespos ou presos em coque ou rabo de cavalo. As franjas começaram a aparecer. Também foi o auge das tintas para cabelos, que passaram a fazer parte da vida de dois milhões de mulheres, junto com produtos alisadores e fixadores.
Roupas e penteados usados por mulheres nos anos 50 |
A franja curta começou a aparecer na década de 50! |
A moda dos jovens começou a ter maior identidade, com peças feitas especificamente para eles, mas que ainda eram uma cópia da moda dos adultos. As moças apareciam trajando cardigãs de malha, saias rodadas, sapatos baixos, meias soquete e cabelos presos, compondo um visual conhecido como College. Apareceram também as calças cigarrete, usadas com sapatilha. Para os moços surgiu um estilo mais rebelde, por influência de James Dean, Marlon Brando e Elvis Presley. O visual era composto por calça jeans muitas vezes com a barra virada, camiseta branca e a jaqueta de couro.
Acessórios
Mais para o fim da década, a Balenciaga criou o chapéu pillbox, caracterizado por ser pequeno acompanhado de um véu, que geralmente era usado com uma leve inclinação para a frente. Outros modelos de chapéus pequenos, além do pillbox, também surgiram. As bolsas geralmente eram carregadas nas mãos, por isso tinham alça curta.
Além da moda
No final da década, um novo ícone surgia: em 1959 a boneca Barbie foi criada.
A primeira boneca Barbie surgiu no final dos anos 50 |
No campo das artes, em 1954 o termo “Pop Art” foi utilizado pela primeira vez, para nomear a arte inspirada na cultura popular. A maioria das obras trazia uma critica negativa aos objetos de consumo, ainda que para existir, a arte pop necessitasse desses objetos.
Veja mais posts sobre a História da Moda:
- História da Moda: Pré História
- História da Moda - ANTIGUIDADE (egípcios, assírios, babilônios e persas)
- História da Moda - ANTIGUIDADE CLÁSSICA (Creta, Grécia e Roma)
- História da Moda - IDADE MÉDIA
- História da Moda: IDADE MODERNA
- História da Moda: IDADE CONTEMPORÂNEA
- História da Moda: SÉCULO XX – 1900 e anos 10
- História da Moda: Anos 20
- História da Moda: Anos 30
- História da Moda: Anos 40
- História da Moda: Théâtre de La Mode
- História da Moda: trajes gaúchos
Amei o post, gosto muito desses looks antigos haha
ResponderExcluirhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
Adoro esses posts utilizando a história para contar as coisas... Acredito que fica bem criativo e legal de se ler. Adoro o estilo dos anos 50, e adoro saber que a Barbie surgiu nessa década! Acho a pop art super alegre. Parabéns pelo post! Beijos
ResponderExcluirwww.eduardagraff.blogspot.com.br
Olá!!
ResponderExcluirQue viagem no tempo!! Eu amei o post e as tendências de cada época. Meu favorito é o dos anos 50!
Ótimo post!!!!
bjs
Ai, eu sou apaixonada pelo estilo dos anos 50, acho a coisa mais linda e sempre adoro saber mais sobre a época, por isso amei demais esse post!
ResponderExcluirUm beijão,
Gabs | likegabs.blogspot.com ❥
ola tudo bom?! Bem eu simplesmente amo os anos 80 sabe foi a epoca em que as mulheres conquistaram um pouco de independência trabalhavam tiravam carteiras de motorista e sem contar no cabelo que eu acho lindoo e os vestidos também gosto muito!!! E acho impressionante como a Dior foi uma grande influencia na época e se eu não me engane a Coco Chanel também foi uma grande influencia daquela época, sou fã dela! hahahaha
ResponderExcluirNossa como amo a história da moda e o que dizer das lindas pinups toda essa sensualidade aflorada misturada com a ingenuidade.só digo que AMEIIII o post.
ResponderExcluirOiie
ResponderExcluirsempre tive muita curiosidade sobre a moda de época de outros tempos. Adorei o post!
Beijos
Eu AMO demais o new look! Adoro essa silhueta ultrafeminina e amo muito a Carolina Herrera pela versão moderninha e clean do new look que ela apresenta. Em termos de uma foi uma década incrível e é uma inspiração enorme pra mim. Delícia de post! <3
ResponderExcluirEu sou super suspeita em falar porque AMO essas coisas!
ResponderExcluirHistória, moda, vintage e retrô!
Demais!
Post muito bem escrito.
Parabéns pelo blog.
Beijos
Thank you for sharing this insightful post. I can't wait to explore more of your blog and delve into other eras of fashion history. Keep up the fantastic work!
ResponderExcluirhttps://www.aintpayingfull.com/
Thank you for taking us on a journey through the fashion history of the 1950s and shedding light on the enduring relevance of frugalishness. Your blog post serves as a reminder that fashion is not just about fleeting trends but also about embracing a sustainable and timeless approach that transcends generations.
ResponderExcluirCBC40
ResponderExcluirkayısı sabunu
sohbet canlı
defne sabunu
coin nasıl alınır
referans kimliği
paribu
kraken
ilk kripto borsası
referans kod
A5799
ResponderExcluirbinance
gate io
sohbet canlı
coin nereden alınır
sohbet canlı
bitcoin nasıl kazanılır
bitcoin ne zaman yükselir
btcturk
binance referans kod
F9EBB
ResponderExcluirtelegram kripto para grupları
bitrue
huobi
coin nereden alınır
güvenilir kripto para siteleri
kraken
telegram kripto para kanalları
binance
bitcoin nasıl oynanır
DC2DC
ResponderExcluirbitcoin ne zaman çıktı
btcturk
kucoin
kripto ne demek
filtre kağıdı
referans kodu binance
papaya
gate io
coin nereden alınır