sábado, 3 de novembro de 2018

Dicas para se organizar com aplicativos e bullet journal


A organização é necessária para não nos causar ansiedade sem motivo, para facilitar nosso dia-a-dia e para melhorar nosso gerenciamento de tempo em geral. Seja para se lembrar de um compromisso, para ter noção de como será seu dia seguinte ou para não esquecer de uma lista de compras, manter as coisas bem planejadas e anotadas no papel - com o método do bullet journal - ou em aplicativos é de grande ajuda.

Por onde começar a se organizar?


Em primeiro lugar você deve fazer listas. Não tantas que você não consiga nem ter tempo para olhá-las, mas suficientes para manter os principais assuntos no lugar. Eu, por exemplo, mantenho uma lista de ideias criativas que me surgem, outra com as coisas que estão prestes a acabar (sejam cosméticos, sejam alimentos que estão prestes a acabar na geladeira) e que logo terei que sair para comprar e uma com os principais afazeres do dia. Isso me ajuda a não ficar ansiosa com a possibilidade de esquecer alguma coisa.


Também é importante, se você quer ter controle dos seus hábitos, criar “trackers” ou monitores deles. No bullet journal isso é muito comum e fácil de encontrar inspirações no Pinterest, mas também é possível fazer isso através de aplicativos.

Aplicativos para se organizar


1. Wunderlist

E já que eu falei sobre listas, o melhor aplicativo que já usei para isso é o Wunderlist. Ele é totalmente focado em listas, você pode criar pastas com assuntos determinados (ex.: viagem) e acrescentar lá suas listas relacionadas (ex.: coisas para levar na mala de mão, coisas para levar na mala despachada, coisas para levar na bolsa, etc.). Outro diferencial é que ele permite que você acrescente fotos e anotações sobre toda tarefa especificamente, assim você pode ter mais controle quando o assunto exigir mais atenção. Você também pode colocar lembretes e alarmes nele para os horários que você quiser concluir a tarefa e inclusive receber isso por e-mail.

Fiz uma viagem para os Estados Unidos em maio e essas foram minhas listas

2. Hábitos

Se você prefere acompanhar digitalmente seus hábitos (antigos ou novos) a melhor pedida é o aplicativo Hábitos. Ele é simples de mexer, você pode ir preenchendo conforme for fazendo as coisas e ele vai te mostrando um gráfico com sua evolução.




Interface e parte de gráficos do aplicativo Hábitos
Interface e parte de gráficos do aplicativo Hábitos
 
3. Notas Flutuantes

Esse aplicativo cria uma nota na tela principal do seu celular. Ele tem a função de te lembrar do que você quiser, assim como as fitas vermelhas amarradas no dedo nos mostravam antigamente. Nos dias atuais, ele equivale a um post it grudado no computador! Você pode escolher o ícone que mais tem a ver com sua tarefa para simbolizar. Tem duas opções: ou a tarefa pode ficar aparecendo constantemente na tela ou ela pode ficar escondida só com o ícone aparente, para você abrir quando quiser.


Exemplo de como ficam as notas d aplicativo Notas Flutuantes na tela do seu celular
Exemplo de como ficam as notas d aplicativo Notas Flutuantes na tela do seu celular

Usando o bullet journal para se organizar


Eu tenho uma pasta com várias inspirações para bullet journal e art journal no Pinterest e é de lá que tiro as ideias para quando quero algo mais bonitinho. Mas você pode criar listas sem nenhum fru-fru também, faça o que for mais funcional para você.


wishlist bullet journal
Exemplo de uma wishlist que fiz no meu bullet journal
Os trackers aqui não precisam ser só de hábitos. Eu uso, por exemplo, para acompanhar o uso de um medicamento que tomo dia sim dia não:

track list remédios bullet journal

 Tudo que for necessário para você acompanhar pode virar um tracker.

Eu gosto mais de me organizar com o bullet journal porque ele me dá a possibilidade de ser mais criativa, mas também uso com muita frequência o Wunderlist, não gosto de ficar carregando agendas e cadernos comigo porque uso bolsa pequena, então ter sempre acesso pelo celular a um aplicativo que me ajuda a lembrar o que tenho que fazer é essencial. Juntar tanto o uso de aplicativos quanto o uso do papel no dia a dia é o meu ideal de organização, e o seu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário