sexta-feira, 10 de abril de 2020

O que tem pra consumir nessa quarentena?

Baseado no que eu ando fazendo, quero recomendar para vocês algumas coisinhas para se fazer na quarentena, pois esse é um dos temas de postagem do Together esse mês! Fiquei feliz porque tenho buscado mais coisas para consumir, para distrair minha mente, inclusive fora da minha bolha. Escolhi o tema 1 do Together: “Um hobby por dia mantém o tédio longe!”.

1. Monja Coen

Eu sou protestante, não acredito que temos mais de uma vida, mas respeito muito quem tem essa crença. Na verdade, eu gosto tanto de budismo que por um tempo frequentei um templo e estudei muito sobre. Daí que em épocas difíceis, como essa de isolamento social, ouvir os ensinamentos de uma mulher calma e inteligente como a Monja Coen tem me feito bem demais! Me inscrevi na Semana Zazen, que vai começar dia 13 de abril, (ainda dá tempo!) vejo seus vídeos no MOVA e acompanho tudo que posso, como ela falando dos livros que curte ler, nesse vídeo abaixo, do canal Vá Ler um Livro:



2. Curso 


Understanding Fashion: From Business to Culture do Institut Français de la Mode (IFM) é o curso que tenho feito no momento. Para quem não sabe, sou formada em Produção de Moda e, para não desatualizar, encontrei esse curso num tópico de ELLE, o grupo. Ele é gratuito, mas o diploma é pago (49 dólares) e em época de pandemia não vou pagar isso. Quem sabe mais pra frente.

No curso aprendemos sobre a interação entre moda, sociedade e negócios com o professor Benjamin Simmenauer com contribuições de designers como Jacquemus, Christelle Kocher, Paul Smith e CEOs da Chanel, Yves Saint Laurent e Hermès. Tem valido a pena.

3. Leituras

O Poder, de Naomi Alderman. O livro é realmente como Margaret Artwood, de O Conto da Aia o descreve: “Eletrizante! Chocante!”. Se ler só a sinopse, pode vir a decepção. Um bando de meninas descobrem que tem “o poder”, ou tramas que as permitem darem choques como enguias. Algumas mais afloradas, conseguem eletrizar muito mais que outras, pouco desenvolvidas na arte. Aí parece baboseira. Mas não é.

O livro nos leva a ver um mundo onde o matriarcado vence. Se antes mulheres eram estupradas, agora são elas que estupram. E há cenas fortes de estupro. Há mortes, violência – inclusive gratuita -, uso de drogas para potencializar os efeitos da trama. O final do livro é tenso, me arrancou muitas lágrimas. A gente percebe que as atrocidades cometidas pelas meninas do livro, a criação através da violência de uma sociedade matriarcal, todo o conjunto é muito pesado e a gente sente asco delas – mas, na realidade, é o que passamos, desde os primórdios até os dias atuais, numa sociedade patriarcal. Doeu ler um conselho, para um escritor: que talvez ele devesse publicar um livro tão bom, com um pseudônimo feminino, para não sofrer por isso. É assim que é, é assim que vivemos nós, mulheres.

Atualmente estou lendo Para Toda a Eternidade e tudo que surge da Caithlin Doughty só pode ser bom (como esse está sendo pra mim). Recomendo demais!

4. Lives

Gente, lives salvam! Eu gosto das que o Pierre Bouvier, vocalista do Simple Plan vem fazendo. O Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, também prometeu mais lives de, uma por semana, espero ansiosamente que ele cumpra. No mais, assisto qualquer pessoa que entre em live no Instagram (e que eu siga a pessoa, óbvio), pra ver o que que tá rolando, nem que seja só um pouquinho.

5. Canais no YouTube

Eu devoro alguns canais. Do tipo, acabou de entrar vídeo, já tô lá assistindo. Eis a listinha de alguns:

Mimimidias – esse é pra gente se sentir inteligente mesmo. Reflexões, filosofia, sociologia, dentro de temas importantes e atuais. Tem vídeos como esse:


Pam Gonçalves – vlogs sobre rotina de leitura e escrita, desafios, resenhas de livros.

Bel Rodrigues – vlogs, criminologia, resenhas de livros, séries, documentários, etc.

Lorelay Fox – Drag Queen maravilhosa que morava aqui na minha cidade e hoje ganhou o Brasil todo! Tem muita maquiagem, muitas reflexões necessárias, muito conteúdo bom.

Vivi Cardinali - Estilo com Propósito – muito conteúdo de muóda ♥

E é isso... tem ajudao legal a passar o tempo, mas confesso que tem mais coisas guardadas aqui... espero compartilhá-las num futuro próximo com vocês!


 
 
Esta postagem foi inspirada por um dos tema do mês de Abril de 2020 do Together O Together é um projeto lindo para unir a blogosfera, saiba mais clicando aqui
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário