terça-feira, 21 de abril de 2020

Ideias para lidar com ansiedade, depressão e insônia

Agora, com o coronavírus aí fora, temos mais motivos para cuidarmos da nossa saúde mental. Então vamos logo para a lista, sem enrolação?

1- Pedras/Cristais

De energia pesada a vida já está cheia. Por isso comprei uma ametista, pedra do meu signo, numa viagem que fiz ao Petar no final do ano de 2019, porque sabia que meditaria melhor com ela. Mal sabia que ela me curaria de uma dor de cabeça uns dias depois. Sim, uso cristais para sanar minhas dores. Pra não ficar ansiosa e ter uma noite de sono digna de princesa, eu durmo com a ametista na cabeceira. Aí decidi me proteger comprando uma turmalina negra. Tenho uma com mica também, mais rara de encontrar. Vou com uma delas trabalhar todos os dias, no bolso esquerdo da peça que estou usando embaixo (short, calça). Jaspe marrom me ajuda a equilibrar emocionalmente. Não sei se uso certo, mas coloco dentro do sutiã. Tenho uma Selenita para purificar as pedras. Depois de tantas energias negativas, não tem como ficar sem limpá-las.



2 - Velas, incensos, palo santo, ervas


Outra coisa que decidi investir novamente foi em velas, incensos, palo santo, ervas. Adoro mentalizar coisas boas, fazer uma prece e deixar que a fumaça de um incenso ou do palo santo espalhe isso pelos cômodos da minha casa e por mim mesma. Durmo com um saquinho de pano com lavanda seca dentro do lado também. Já deu para perceber que sou insone, né? Pois é, então estou sempre a procura de métodos para dormir melhor. Por enquanto a ametista e a lavanda tem resolvido.





3 - Meditação

Além da mindfullness que eu já pratico há anos, também tenho feito ho’oponopono. Dica da @rayneon no instagram: fazer durante o banho. A primeira me ajuda muito com as crises de ansiedade e a segunda com melhor aceitação de mim mesma. Meditar me ajuda a ter clareza das coisas, acalma minha mente e corpo, me ajuda até a dormir. Me mostra, principalmente com a ansiedade, que a vida é aqui e agora e não no futuro. O futuro vai acontecer, você não pode impedí-lo e muito menos controla-lo. “Ahhhh, mas posso planejá-lo”, sim, isso é verdade, e a meditação pode te ajudar com isso também, te dando clareza nas ideias e diminuição da ansiedade para aí sim se programar.

4 - Skin care e cuidados com o cabelo


Descobri recentemente que meu cabelo não é liso rebelde. Ele é ondulado, com curvatura 2a, aí comecei a tratar ele com a linha Meu Liso Ondulado, da Salon Line. Não é merchan, é só pra comentar qual linha estou usando mesmo. Skin care é minha paixão. Adoro massagear o rosto, me sentir. Isso tudo ajuda a desviar a atenção dos meus problemas de ansiedade e focar em mim.

5 - Kombucha

Eu já sabia das magias do kombucha, mas nunca pensei que teria meu próprio scoby para criar e fermentar o chá verde em casa! Até que minha sogra ganhou um scoby, cuidou e me deu uma “cria” dele hehehe. Hoje tenho três potes na produção. Que delícia que é o gostinho lembrando espumante, fora os benefícios para a saúde. Ele melhora MUITO o intestino, que tem ligação direta com, adivinha? CÉREBRO. Logo, coloco fé nele, nem que seja efeito placebo, para melhorar a depressão e a ansiedade.

 
6 - Gratidão

Tenho, desde 2018, um caderninho de gratidão. Na verdade, estou no segundo consecutivo. É uma delícia parar por um momento durante a noite e agradecer pelo dia que tive. Se foi um dia ruim, tento encontrar ainda assim motivos para agradecer. E sempre acho! Antes, eu tentei pote da gratidão, mas não funcionou para mim, não sei nem dizer o motivo, apenas não bateu eu, pote e papéis soltos, sabe? Mas você pode tentar e achar o que é melhor pra você. Esse funciona tremendamente bem com a depressão. Se eu tive um dia péssimo, caço no fundo das minhas memórias algo para agradecer. Claro que sempre temos o que agradecer. Choramos em uma cama, comemos demais porque temos comida, estamos vivos apesar de. Respiramos.

7 - Bullet Journal

Também é meu terceiro ano sem falhas (assim espero) no meu BUJO. Adoro dar check nas tarefas e perceber que fiz o que tinha de ser feito. Mas NUNCA me culpo quando uma tarefa não foi concluída. Tá tudo bem! Também não tenho um BUJO decoradinho, na verdade, uso uma agenda normal, mas com o método bullet journal. Funciona pra mim, só assim me organizo sem desistir disso tudo. Para as artes eu tenho um art journal, já ouviram falar? Ter isso ajuda a organizar minha rotina para que eu não me desespere, causando ansiedade excessiva e também me ajuda a desabafar, no art journal, através de colagens e desenhos.

 
8 – Exercícios de respiração


Uso em crises de pânico, em momentos de nervoso, com a ansiedade e até mesmo para aliviar os sintomas da depressão. Mas o melhor mesmo é para dormir. Uso a respiração 4-7-8 por 4 vezes e logo estou dormindo como um bebê (junto com o combo que já expliquei antes).

9 - Diário

Ajuda a desabafar na falta da psicóloga. Quase nunca releio, pois da última vez sofri demais por eu mesma ter passado por tudo que passei. Foi triste, me deixou mal, foi um gatilho. Mas também foi bom saber que superei tudo aquilo. O objetivo aqui é desabafar, registrar como você está se sentindo e não necessariamente o dia que teve. Mas eu registro os dois: o dia, as situações que me fizeram bem ou mal, os sentimentos. É o meu diário e nele posso colocar o que eu bem entender. As vezes escrevo mais de uma vez por dia, quando sinto que estou precisando.

10 – Oração
Você pode ter o seu próprio deus, que é diferente do meu. Ele pode ser a Natureza, o Universo, uma Entidade, Uma Força maior, Alá, o Deus Cristão, e tantos outros deuses que existem. Você tem fé em alguma coisa. “Ah, mas sou ateu”. Tudo bem, ainda assim, tenha fé em si mesmo! Faça uma prece, lance palavras positivas para si mesmo, jogue pro universo suas intenções, ore de joelhos e realmente peça mudança do fundo do coração. Seja qual for sua crença, encontre algo para você colocar sua fé.

Essas são as dez coisas que mais me ajudam. Tentei fugir do clichê exercícios físicos, boa alimentação, etc. São importantes, mas eu sou pisciana e vou defender meu direito de ter fé em tudo. Espero que essa listinha possa ajudar alguém, além de mim. Nos vemos em breve. E se você tiver alguma outra dica sobre saúde mental, deixa nos comentários pra mim? Quero incorporar cada vez mais coisas nessa lista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário