quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Retrospectiva 2018

daqui

2018, que ano! Na internet tudo se resumiu em Copa do Mundo e Eleições, sou incapaz de lembrar de algo antes disso a não ser envolvendo política também. Mas prefiro não comentar sobre meus posicionamentos, pois não me sinto preparada para argumentar. E afinal, esse é um post com retrospectiva, quero que seja mais leve.

O ano não começou dos melhores para mim. Eu ainda estava sob um bloqueio criativo e minha depressão estava mais atacada que nunca. As coisas não foram bem até abril, seria mentira fingir que tenho ótimas lembranças. O que me ajudou a sair do buraco foi, como sempre, criatividade. Obrigada Deus por eu ser de humanas! Comecei a me jogar em maquiagens artísticas, fiz curso pra isso e me aventurei a criar meus próprios produtos de maquiagem nesse nicho em casa. Depois, fiz duas viagens que me marcaram muito. Uma foi à Curitiba, onde fiz um pequeno tour pelos sebos do Centro junto com o boy. A outra foi para Illinois, nos Estados Unidos, visitar meus afilhados lindos!

Na volta, me apaixonei cada vez mais por aprender sobre cuidados com a pele. Criei o perfil Pele Linda Sendo Pobre no Instagram junto com um blog de mesmo nome. Pro Natal, escrevi um ebook, que está sendo disponibilizado gratuitamente. Você pode baixar aqui e se aventurar comigo a cuidar da pele do rosto!

http://bit.ly/ebookpelelindasendopobre

Aí foi o momento de voltar a cozinhar, testar novas receitas, criar outras. Foi uma época de autocuidado que quero retomar o mais rápido possível, mas por motivos de insônia não consegui cozinhar mais nos últimos dias.

Uma coisa que me ajudou com o bloqueio criativo foi fazer um diário e botar tudo pra fora. Se eu não tinha vontade de escrever, escrevia justamente sobre isso. Foi incrível!

Esse foi o ano que voltei a assistir animes para acalmar a mente. Destaque pro meu preferido: Uta no Prince Sama, inclusive falei das bandas aqui.

Foi também um ano bom para organização. Reformulei a decoração do meu quarto e da cozinha aqui de casa, reorganizei o banheiro e minha mãe mandou pintar os cômodos de novas cores. Também, em matéria de organização, voltei a usar bullet journal e continuei com o art journal. Pra 2019 já tenho planner (que ganhei de natal da minha mãe), agenda e caderno de leituras, além de que continuarei com o mesmo art journal até acabar. Tudo lindo!


O ano terminou maravilhosamente bem numa festa incrível de Natal onde fui pedida em casamento e agora sou noiva. É engraçado lembrar que quando conheci o boy cantei pra ele “amor da minha vida daqui até a eternidade” numa brincadeira e hoje somos companheiros de vida mesmo e um dia vamos nos casar. A vida é louca!

Livros lidos

1. Cujo – Stephen King
2. Extraordinário – R.J. Palacio
3. Outros jeitos de usar a boca – Rupi Kaur
4. Gordura é uma questão feminista – Susie Orbach
5. O livro das semelhanças – Ana Martins Marques
6. O Iluminado – Stephen King
7. Os Funerais do Coelho Branco – Nenê Altro (releitura)
8. O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams
9. Toda Poesia – Paulo Leminski
10. The Old Man of the Sea vol. II / Ship’s Company - W.W. Jacobs 
11. Menino de Engenho – José Lins do Rego
12. Senhora – José de Alencar
13. Sursis – Jean-Paul Sartre
14. Cuco – Julia Crouch
15. A Utopia – Thomas More
16. Diários de Andy Warhol (Volume 1) - Andy Warhol
17. Explosão de Estrelas – Robin Pilcher
18. Iracema – José de Alencar
19. Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
20. Viajante Chic - Glória Kalil
21. A Indústria Brasileira do Vestuário - Histórias, Reflexões e Projeções - Francisco de Paula Ferreira
22. O Amor é um Cão dos Diabos - Charles Bukowski
23. Quincas Borba – Machado de Assis
24. A Vida Invisível De Eurídice Gusmão - Martha Batalha
25. A Amiga Genial – Elena Ferrante
26. A Livraria Mágica de Paris – Nina George
27. História do Novo Sobrenome – Elena Ferrante
28. História de Quem Foge e de Quem Fica – Elena Ferrante
29. História da Menina Perdida – Elena Ferrante
30. O Crime do Padre Amaro – Eça de Queiroz
31. Man Repeller - A divertida moda que espanta os homens - Leandra Medine
32. O Tempo entre Costuras - María Dueñas
33. The Little Book of Skin Care: Korean Beauty Secrets for Healthy, Glowing Skin - Charlotte Cho
34. Helena – Machado de Assis
35. A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro – Amanda Lovelace
36. O que o sol faz com as flores – Rupi Kaur
37. O Milagre da Manhã – Hal Elrod
38. Tudo Nela Brilha E Queima - Poemas De Luta E Amor - Ryane Leão

HQ’s / Mangás lidos


1. The Enigma of Amigara Fault - Junji Ito
2. Kamisama Hajimemashita 1 - Julietta Suzuki
3. Ouran High School Host Club 1 - Bisco Hatori
4. Soppy – Philippa Rice


Curiosidades:

· 18 livros escritos por mulheres (considerando Elena Ferrante como mulher, mesmo sem ter certeza de quem ela é) e 20 por homens. Esse ano o número ficou mais equilibrado, gostaria de ter lido mais mulheres, mas não deu.

· 12 livros brasileiros (nossa literatura é linda!)

· 2 livros em inglês, tentando aumentar esse número aos poucos.

Tirando Junji Ito, as outras quadrinistas são mulheres, mais um orgulho! Quero sempre consumir mais mulheres que homens, é meu jeitinho de estar aqui reivindicando nosso espaço na literatura. É pouco, eu sei, mas é melhor que nada.

Segundo o Skoob:




Faltaram 10 livros pra eu bater a meta, mas eles ficaram pra 2019. Que nosso ano seja lindo, cheio de leituras, autocuidado e amor!

Um comentário: