quinta-feira, 13 de julho de 2023

Dia Mundial do Rock: por que a data é celebrada em 13 de julho?

Translator
Translator
De 1983 a 1984 a fome devastou a Etiópia. Lares felizes americanos e britânicos de repente foram inundados com imagens tristes de uma fome sem igual que assolava o país. Eram pessoas de todas as idades, inclusive bebês, chorando e implorando por comida, morrendo à sua própria sorte embaixo do sol, passando por sofrimentos com o qual esses povos desenvolvidos não eram acostumados. Esse choque cultural abalou principalmente um homem: Bob Geldof, compositor irlandês, que idealizou um evento simultaneamente realizado em Londres, na Inglaterra (no Wembley Stadium) e na Filadélfia, nos Estados Unidos (no John F. Kennedy Stadium). Nascia ali o Live Aid, no dia 13 de julho de 1985, onde o público foi incentivado a ligar para um número de telefone e fazer doações. Com apoio de Midge Ure, alguns shows também aconteceram em Sydney, Moscou e Japão.

Entre as atrações, que ficaram marcadas historicamente, estavam Queen, David Bowie, The Who, Led Zeppelin, Black Sabbath, Elton John, Phil Collins e Mick Jagger.

Estima-se que foi arrecadado entre 100 e 150 milhões de dólares.

Live Aid na Filadélfia, EUA (John F. Kennedy Stadium). Fonte: Wikimedia Commons.

Últimas notícias da fome

De acordo com informações do relatório Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo da ONU (Organização das Nações Unidas) publicado ontem, dia 12 de julho de 2023, no mundo todo 735 milhões de pessoas estão passando fome e 2,3 bilhões estão em situação de insegurança alimentar.

No Brasil 21 milhões de pessoas não tem condições de se alimentar todos os dias, temos 10 milhões de pessoas desnutridas e 70,3 milhões de pessoas em insegurança alimentar, o que significa quase 33% da população!

Especificamente na África, 1 a cada 5 pessoas passa fome. No ano passado, 2,4 milhões de pessoas passaram ao estado de insegurança alimentar severa no norte de África, onde fica a Etiópia.


 

Um comentário: