segunda-feira, 4 de abril de 2022

Organização da casa e saúde mental

O estado da nossa casa diz muito sobre como está a nossa mente. Bagunça na mente se reflete numa casa desorganizada e cômodos desarrumados podem significar uma mente confusa, que precisa de maior atenção. Mas a organização não precisa ser assustadora. Eu recomendo começar por aquilo que traz aconchego imediato: jogar aquilo que é lixo fora, guardar copos e utensílios que estão fora do lugar, arrumar a cama. Fazer isso na companhia de um chazinho pra acalmar é uma boa ideia. Aliás, você conhece o móvel próprio pra servir chá? Eu não conhecia e fiquei chocada com a beleza dele:




Opte por chás calmantes como camomila para diminuir a ansiedade, ou energizantes para te dar aquele gás para a organização, como os mates.


Minha segunda dica é sempre fazer pausas durante o processo de arrumação da casa. Sim, limpar onde os olhos alcançam é importante, fazer um destralhe e retirar o que de fato não se usa é importante, jogar o que é lixo fora e separar para doação aquilo que pode ser utilizado por outro alguém é importante. MAS, descansar também é muito importante. A tarefa de organização não deve ser árdua. Deve ser divertida, alegre e o mais tranquila possível. Enxergar com olhos de “nossa, tem muita coisa para arrumar, que difícil que vai ser” suas tarefas não é o caminho, porque, na verdade, pode ser leve! Pode ser feito por etapas, sem seguir Marie Kondo (a audácia dessa pessoa que vos fala!). Pode ser feito do seu jeito, com suas regras. Pode ser feito com música no último volume. E pode ser feito em companhia do seu pet – aliás, ele merece todos os melhores cuidados do mundo, já viu essa caminha toda linda da Atelier Clássico? QUERO UMA PRO MEU!


Depois dessa leve surtada minha e de você ter feito, espero, carinho no seu pet até descansar o suficiente, continue seu trabalho. Não importa o tanto que você vai demorar para organizar tudo. As vezes, é trabalho de meses. Não desista! Se tudo parecer difícil demais, faça uma coisa só: um papel no lixo apenas por dia. Não se cobre demais. Eu sei que parece impossível. Vai valer a pena!

E no final, falta só mais uma coisinha: se olhe no espelho e se agradeça!


Se veja, se olhe (vai além de apenas ver, é sobre enxergar), se ame, ou ao menos aceite aquilo que reflete. É quem você é. Agradeça por ter se esforçado e trabalhado em prol da sua saúde mental e do seu bem-estar. Entenda que tudo só está no lugar como está por uma causa: você!

"Our clutter is silently telling us: Use me. Play me. Clean me. Wear me. These silent messages were stealing some of my energy and joy." – Vera do Simple Happy Zen

Um comentário:

  1. Bom, eu sempre arrumo porque me incomoda coisas bagunçadas, mas minha irmã é completamente desorganizada.

    ResponderExcluir