terça-feira, 25 de junho de 2019

Saudades da blogosfera que eu já vivi

Isso aqui é, antes de mais nada, um desabafo sobre a blogosfera. Eu sinto falta dos blogs de antigamente, aquele que era estilo diário, onde as pessoas contavam sobre suas vidas, acontecimentos do dia a dia. Eu gostava de ler aquilo e até hoje gosto desse tipo de conteúdo, busco por ele, mas é muito difícil de encontrar. Hoje tudo se tornou vendas ou posts patrocinados. Resenhas de um produto que ganhou da marca X. Ou várias postagens de assuntos do momento e todo mundo escrevendo a mesma coisa, com fotos diferentes (ou não).

Sinto falta também de posts reflexivos, onde a pessoa expõe a alma, mostra como lida com seus problemas, o que acha da vida. Sinto falta de mais sinceridade, mais coisas sobre nós mesmas, aquele tipo de conteúdo que nos faz sentir próximos das pessoas e de quebra ainda ajuda a autora a desabafar ou filosofar. E pode ajudar a quem lê.

Dia desses estava lendo um texto que falava sobre isso, mas voltado para a moda. Tem gente que ainda fala com paixão sobre moda? A resposta era que tinha sim, mas no Instagram. Isso me fez pensar: será que os blogs estariam migrando para o Instagram? E daí penso de novo: tomara que não. A graça daqui é criar layout com nossa personalidade. A graça da raiz da blogosfera era ter um diário virtual, sem nicho, sem marketing, só amor mesmo, só desabafos, como esse que estou fazendo.

Sinto falta de contar das minhas saídas aqui, dos shows que fui, eventos, como era a faculdade. Mas sei que sou livre para voltar com posts assim, porém, me sinto destoada do resto da internet.

Eu só não sinto falta dos gifs piscantes da antiga blogosfera, cheios de brilhinhos. Isso virou coisa de tia do WhatsApp no grupo da família. Mas até das plaquinhas eu sinto saudades. Vocês lembram? Eram dessa época?

Esta postagem foi inspirada pelo tema do mês de Agosto de 2018 do Together: Coisas da Blogosfera que sentimos falta. A blogagem desse mês é com o tema Revival, portanto, escolhemos os temas que já passaram sobre os quais queremos escrever! O Together é um projeto lindo para unir a blogosfera, saiba mais clicando aqui!

9 comentários:

  1. Ah, os gifs! E o que dizer das playlists que começavam a tocar assim que você entrava no blog? Hahaha

    Enfim, também sinto saudade da velha blogosfera. Já tentei partir pras redes sociais porque todo mundo parece que migrou pra lá, mas não é a mesma coisa que ter um blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MELDELS AS PLAYLISTS! Como fui me esquecer delas no post? Dependendo da música a gente já silenciava na hora hahahaha

      Ter um blog é uma delícia né? Nem se compara a Instagram, por exemplo... gosto de ter meu cantinho pra textos mais longos

      Excluir
  2. Olá
    Eu acredito que ainda faço conteúdos dessa antiga blogosfera. Já tive a pira dos posts patrocinados e dos posts que tá todo mundo fazendo, mas percebi que aquilo não sou eu. Eu gosto de falar sobre coisas da minha vida, gosto de desabafar, gosto de escrever o que me der na telha. Se ninguém ler, amém. Se uma pessoa ler e se identificar, já vai valer a pena.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Olá de Portugal! Tudo bom?
    É verdade! Eu hoje em dia quase não acho blogs para conhecer que falam com sinceridade, só vejo blogs com patrocínios. E eu acho isso muito chato. Tenho saudades daquela familiaridade que tínhamos entre blogueiros. E isso desapareceu num prazo de quê? 5 anos talvez...
    Beijinhos!

    Espero que gostes do meu blog:
    https://planet-curiosity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. eu também tenho saudades dessa época de ouro da blogosfera. tanto que o meu blog tem essa pegada. é terapêutico pra mim.

    ResponderExcluir
  5. Sabe, eu procurei, por nostalgia, saber se alguém pensava como eu, e achei, você! eu sou de 84, entrei em contato com a internet tardiamente, e os blogs eram o que havia de melhor, pessoas se esmerando para colocar conteúdo de qualidade. Esse saudosismo! Que dias difíceis estes das redes sociais que nos aprisiona em padrões, a adesão a opiniões diametralmente opostas, a necessidade doentia de aderir a uma outra opinião sem espaço para reflexão.. Que vontade de excluir perfis de rede social e voltar a origem, parece retrocesso, mas é o contrário, o avanço trouxe o retrocesso. Obrigado por dar tua contribuição e manter e teu blog!

    ResponderExcluir
  6. A essência é muito importante para os blogs, mas infelizmente as coisas mudaram bastante.

    horoscopo do dia

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, por favorrr, faça esse tipo de conteúdo mais pessoal sim!!!! Eu sinto MUITA falta dissoooooo!!

    ResponderExcluir