terça-feira, 27 de junho de 2017

Resenha - Contos de Imaginação e Mistério, de Edgar Allan Poe

Capa do livro Contos de Imaginaçã e Mistério, de Edgar Allan Poe
Capa do livro Contos de Imaginação e Mistério

Edgar Allan Poe foi escritor, poeta, crítico literário e editor de jornais, nascido nos Estados Unidos, que fez fama com seus contos macabros. É considerado por muitos como o inventor do gênero de ficção policial. No livro Contos de Imaginação e Mistério, encontramos 22 histórias de sua autoria. Em muitas delas, Poe nos insere no assustador mundo de quem sofre de catalepsia - um distúrbio que deixa a pessoa com aspecto de morta, quando ainda está viva.

No livro estão presentes importantes e famosos contos do autor como “O Gato Preto”, “O Coração Denunciador”, “William Wilson”, “Os Assassinatos da Rue Morgue”, “A Máscara da Morte Vermelha”, “A Queda da Casa Usher”, “Berenice” e “O Barril de Amontillado”. 

Ilustração do conto A Máscara da Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe, por Harry Clarke
Ilustração do conto A Máscara da Morte Vermelha, por Harry Clarke

Nessa edição podemos encontrar também os meus contos preferidos do escritor: “Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar”, “O Enterro Prematuro”, “O Poço e o Pêndulo” e o “Escaravelho de Ouro”. Para ficar perfeita, faltou ter a poesia “O Corvo” – que já atestei aqui no blog o quanto sou fã.
Somos presenteados, mais para o final do livro, com o conto que deu continuidade ao “Os Assassinatos da Rue Morgue”: “O Mistério de Marie Roget”, que conta a história da morte de uma moça parisiense, recepcionista de uma perfumaria. Publicado primeiramente no ano de 1842, esse conto foi baseado na história real do assassinato de Mary Cecilia Rogers, moradora de Nova Iorque que trabalhava como recepcionista em uma tabacaria.

As outras histórias que completam Contos de Imaginação e Mistério são “Manuscrito Encontrado numa Garrafa”, “Uma Descida no Maelstrom”, “O Encontro Marcado”, “Morella”, “Ligeia”, “O Colóquio de Monos e Una”, “Silêncio – Uma Fábula”, “O Rei Peste” e “Leonizando”.

Detalhes da edição

Contos de Imaginação e Mistério tem ilustrações belíssimas do irlândes Harry Clarke. Lançado no Brasil pela editora Tordesilhas, a edição foi originalmente publicada em inglês em 1919 pela editora George G. Harrap & Co, de Londres, Inglaterra. O prefácio do livro fica por conta do escritor Charles Baudelaire, que foi o primeiro tradutor dos contos de Poe para o francês. 

Capa falsa de Contos de Imaginação e Mistério, de Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
Capa falsa de Contos de Imaginação e Mistério, de Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.

O livro possui duas capas: a original é toda preta, com apenas o nome do livro, do autor, do ilustrador e da editora se destacando na folha. A segunda é uma capa falsa, colocada por cima da original, com ilustração em preto e branco.

Minhas opiniões


Acho muito bela a maneira que Poe descreve os romances em seus contos, ainda que a história em si seja macabra. Quase podemos sentir o amor e devoção por Ligeia, de tão bem descrito que é o sentimento. Muitos relacionam essa fixação que Edgar tinha de escrever contos de amor com mulheres morrendo com sua própria história de vida: ele próprio perdeu sua mulher amada por causas desconhecidas. 

Ilustração de Harry Clarke para o conto Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar, de Edgar Allan Poe
Ilustração de Harry Clarke para o conto Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar, de Edgar Allan Poe

Também gosto da maneira como Poe consegue nos colocar medo porque suas histórias têm um fundo de realidade. A maneira como o autor conta, em “O Enterro Prematuro”, sobre a angústia do personagem principal ao sentir que foi enterrado vivo, nos dá uma sensação claustrofóbica, como se estivéssemos passando pela mesma agonia dele.

Por não termos muito conhecimento de causas sobrenaturais e sabermos que a hipnose é algo real com provas científicas, que sinto tanto medo toda vez que leio “Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar”. São coisas que, embora difíceis, não são impossíveis de acontecer. Explorar essas áreas ainda desconhecidas que temos na vida (ou que não possuem estudos suficientemente esclarecedores), mostrando-nos um lado delas plausível de acontecer de formas trágicas, que fazem de Poe o meu autor preferido.

Para quem nunca teve contato com a obra desse artista, recomendo que comece por esse livro, que tem um compilado incrível de contos, muito bem traduzidos, com notas de rodapé que complementam os textos de forma eficaz.

15 comentários:

  1. Ainda não conhecia o autor nem o livro, mas gostei da resenha! Nunca li nada com terror envolvido, sabe? Mas como sou bem medrosa, acho que é até melhor continuar assim hahahaha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu não conheço nenhum conto do autor? Lógico que já ouvi falar a respeito dele, mas nunca me interessei muito em ler suas obras, mas sua resenha me fez ter outra perspectiva e acho que estou preparada para pensar na possibilidade de ler esse livro.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie

    Eu adoro Poe!!! Um dos meus favoritos.
    Ele realmente faz com o leitor faça parte da história. Eu fico aflita rs.
    Essa edição está linda, fiquei apaixonada por ela!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Essa edição específica eu ainda não tenho, mas gosto bastante do Poe e acho essas ilustrações lindíssimas. Meu conto preferido dele é O Coração Delatador, porém também gosto muito de A Máscara da Morte Rubra e O Barril de Amontillado - que é assustador pra caramba porque lida diretamente com a maldade que o ser humano é capaz.

    Tua resenha me deu mais vontade ainda de adquirir essa edição.

    ;*

    ResponderExcluir
  5. Um dos autores que mais gosto quando se trata de terror.

    ResponderExcluir
  6. Que edição maravilhosa!!! Me interessei por Poe a pouco tempo atrás por causa de uma apresentação de trabalho sobre ele na escola, achei bem interessante. Pretendo ler algo dele logo logo, e de cara vendo essa edição no seu blog o meu interesse aumenta kk ^^

    http://blogimaginantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu conheci a obra de Poe através de uma série, "The Following" se não estou enganada e desde então,comecei a pesquisar mais sobre ele e fico encantada com seus textos. Agora, já quero esse livro né? hahahah

    ResponderExcluir
  8. Oi! Ainda não conhecia essa edição, é linda! Eu li alguns contos do Poe ainda na escola e fui reler vários depois de adulta. Um dos que mais me choca e nunca saiu da minha cabeça, além de eu já ter visto inúmeras referências sutis em filmes, séries, etc, é o Gato Preto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Sempre me interessei por livros desse autor, ouço falar tão bem!

    ResponderExcluir
  10. Oi Grazi, tudo bem? Faz pouco tempo que conheci as obras do autor e confesso que ele tem um jeito bem peculiar. Comprei um livro mas ainda não li inteiro, somente umas 10 páginas. É um tanto diferente dos livros do Sidney Sheldon que estou acostumada rs A edição desse que você indicou é simplesmente incrível, amei as ilustrações e essa capa dura. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Primeiro, amei o post, super explicadinho e conheci alguns detalhes de Poe que eu desconhecia. Já coloquei esse livro na lista de desejos, porque ainda não li nada dele (shame on me!) e achei boa sua dica que vale a pena começar por ele!
    E que edição mais maravilhosa essa! Eu amo livros capa dura e fiquei apaixonada com as ilustrações!!! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar deste livro, pela resenha que você fez, particularmente não é meu gosto, mas é uma historia interessante para quem gosta deste gênero.
    Beijão, sucesso <3

    Pensando em mudar o visual do blog? Aproveita a promoção, vem conferir meu trabalho:
    http://falaguriablog.wixsite.com/designbyju

    ResponderExcluir
  13. Eu curto muito o Poe tbm..
    " catalepsia - um distúrbio que deixa a pessoa com aspecto de morta, quando ainda está viva. " seria parecido com zumbi? hahaha

    www.doceestranheza.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Gra 😉Nunca tinha ouvido falar mas confesso que fiquei muito curiosa 🤔😘

    ResponderExcluir
  15. Este livro eu também não li ainda ,mais me interessei Parabéns amo seu blog
    terraqueoscriativos.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir