domingo, 5 de março de 2017

O design influenciador de Susan Kare

Interface do Macintosh, criada por Susan
Quando você vê um símbolo de disquete na tela de um computador, aposto que a primeira associação que faz é com “salvar”, certo? A americana Susan Kare, nascida em 6 de abril de 1954, concorda com esse pensamento. Tanto é que quando trabalhou para a Apple, a partir do ano de 1983, foi exatamente isso que ela fez: criou o disquete pixelizado para a ação de salvar, além de outros tantos ícones que hoje nós associamos facilmente à sua funcionalidade. Mas nem só de ícones é feita sua carreira. A designer gráfica, bacharel em Arte e PhD em Filosofia, também foi responsável pela criação das primeiras fontes usadas pelo sistema operacional Macintosh, da Apple. Dentre as mais famosas fontes, estão: Chicago (que apareceu até a terceira geração do iPod!), Geneva e Cairo.

Foi também pioneira na pixel art, fazendo seus desenhos com o mínimo de pontos possíveis, sem permitir a perda de conceitos.

Seu trabalho inspira até hoje outros designers. Os programas da Adobe, como o Photoshop e o Illustrator, beberam muito da fonte de Susan nos ícones das ferramentas de edição (laço, mão, lata de tinta) e na lata de lixo. 

"Happy Mac", também criado pela designer.
Outro grande feito foi o computador sorridente da abertura do Macintosh, chamado de “Happy Mac”, que durou até o Mac OS X 10.2, antes de ser substituído pelo logotipo da maçã.

Sua curta carreira na Apple durou até 1985. De lá, Susan foi trabalhar na NeXT, também conhecida como NeXT Computer, outra criação de Steve Jobs. Kare foi responsável pela interface do sistema operacional NeXTStep. Ao mesmo tempo, a designer fazia freelas para grandes indústrias como Microsoft e IBM. É de sua autoria a estampa das cartas do jogo Paciência (Solitário) do Windows 3.0 e o ícone do programa Bloco de Notas. 
Interface do jogo de cartas Solitário, criada por Susan para a Microsoft.



Você pode saber mais sobre ela em seu site oficial ou comprar impressões com seu ícones nesse link.

2 comentários:

  1. Oi Gazi, tudo bem ctg?! ^^ A gente sabe que se algo existe alguém criou mas não a conhecia. Sabe outra coisa que também acho super bacana, considerando ainda a época, o fato dela ser mulher. E pensar que tanta coisa assimilamos graças a ela, o quanto isso mudou a forma das pessoas verem as coisas com as quais interagiam e ajudou a assimilar de modo mais prático as ferramentas =D ótimo post, adorei ^^ beijos beijos!

    Metamorphya•••

    ResponderExcluir
  2. Os trabalhos hj não tem comparação técnica, afinal a evolução é natural. Mas, a criatividade dessa galera "das antigas", me espanta.

    Com poucos recursos e muita percepcao, além da boa aplicação de conceitos, eles fizeram trabalhos marcantes.

    Como designer ou usuário, confesso que fico encantado com esse tipo de trabalho.

    ResponderExcluir