segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Guia basico de como lavar roupas para que elas durem mais

Posso dividir uns segredinhos sobre lavar roupa? Não basta juntar tudo e jogar na máquina para lavar. Roupa é um negócio que pode durar muito mais tempo se for bem conservada e lavada da maneira certa. Portanto, se você comprou uma peça incrível e quer que ela dure anos (até pra compensar o dinheiro que você gastou), por favor, trate ela com a importância que ela merece. Aderindo a dicas simples, você vai ter uma maior durabilidade da peça e eu prometo que não vai tomar muito do seu tempo. Então, em primeiríssimo lugar:

1 - NÃO CORTE A ETIQUETA DA ROUPA. Você pode até pensar que é perda de tempo ou uma besteira olhar a etiqueta, mas acredite, é essencial caso você queira conservar por muito tempo a peça, além de mantê-la sempre bonita. Cada tecido necessita de um tipo de lavagem diferente. Alguns não aguentam temperaturas muito altas e preferem água gelada, além de dispensarem o ferro de passar (melhor coisa, né?); outros não conseguem lidar bem com o jeito que máquina chacoalha e precisam de mais carinho e delicadeza, de toque humano; outros ainda soltam tinta atingindo aqueles que são mais claros (o que pode manchar, estragar ou deixar com carinha de encardida aquela blusa branca que você comprou pro ano novo). Todas essas informações você encontra na etiqueta. E se você não sabe pra que serve todos aqueles símbolos estranhos, deixo aqui uma imagem "legendando" tudo isso:
 


2 - LAVAR A MÃO NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ VAI DISPENSAR A ACADEMIA DE TANTO QUE VAI ESFREGAR ROUPA EM CASA. Na verdade, aquele esfrega-esfrega utilizando toda sua força só estraga as fibras dos tecidos. O correto é tratar a peça com carinho, deixando vinte minutos em um balde com água e sabão de côco e depois apertá-la (delicadamente, tá?) massageá-la, antes de enxaguar. E NUNCA TORÇA A PEÇA NA MÃO! Ninguém gosta de ser tratado a base de força. Nem mesmo suas roupas. Apenas aperte-as para escorrer o excesso de água e depois estenda que o tempo cuida do resto pra você.

3 – ALGUNS TRUQUES:
• Jeans precisam ser abotoados e ter seus zíperes fechados, depois, virados pelo avesso antes de irem para a máquina. Aliás, todas as peças com botões e zíperes devem ser fechadas antes de irem para a máquina, evitando a danificação de outras peças.

• Coloque do avesso também as peças escuras para aumentar sua durabilidade (deixar de molho com um pouco de sal por no máximo 20 minutos também ajuda a não desbotar).

• Em baixo dos braços, peças claras costumam manchar. Antes de lavar, passe sabão de côco em uma escova de dentes velha e massageie com carinho essa área. Isso vai tirar a mancha (e eventuais cheiros). Faça isso também para outros tipos de manchas que possam ter na peça.

• Nem sempre é necessário lavar a peça, aliás, quanto menos você lavar, mais tempo a roupa em questão vai durar (só não demore para lavar toalhas de banho e rosto, por causa das bactérias). As vezes você só usou a blusinha por uma hora e não suou. Nesse caso, deixe-a em um cabide em local ventilado. Aqui tem a receita para um “desodorante” para essas peças. Assim você evita o desgaste de lavá-las.

• Sempre tenha em mãos aqueles saquinhos próprios para roupas. Assim, você pode proteger algumas peças mais sensíveis quando colocar para lavar na máquina.

LEIA O MANUAL DA MÁQUINA DE LAVAR! Parece chato, mas não é. Com o advento da internet, se você tiver perdido o manual da sua, é muito fácil achar para baixar. Basta dar um Google com o modelo da sua máquina + PDF. Se não tiver saco para ler inteiro, leia ao menos as partes mais importantes, como funções de lavagem, temperatura e níveis de água.


Dica extra: Sabe aquela água suja que sai da máquina? Podemos reutilizá-la para não haver desperdícios! Aqui em casa eu junto e depois passo pano no chão da lavanderia usando ela. Serve também para substituir descarga sanitária. Custa nada economizar água, né, gente?

Um comentário: