sábado, 4 de junho de 2016

Mais uma invenção para a moda sustentável


Imagine ter roupas com preços justos, feitas com materiais sustentáveis e o melhor: sem usar mão de obra escrava. A The Post Couture Collective é uma marca criada sob esse conceito. E melhor ainda: quem monta suas roupas é você mesmo. E NÃO PRECISA SABER COSTURAR!  

Funciona assim:

1 – Você precisa baixar um software específico onde pode customizar as peças disponíveis (com licença aberta) e ajustar suas medidas. Nessa etapa, você escolhe também o tecido (com a opção de um tecido sustentável, feito de garrafa pet, que pode ser reutilizado posteriormente) e a cor.

2 – Depois de efetuar o pagamento, que é a partir de 40 euros, eles enviam o molde para que você leve em algum lugar que faça o corte a laser. 

3 – Aí a peça com os recortes é encaminhada para sua casa, para ser montada por você mesmo. Não tem que usar costura, pois as roupas possuem um sistema de encaixe.

Em entrevista para a WGSN, empresa que pesquisa tendências de moda, o idealizador do projeto e estilista holandês Matijin van Strien, diz que "Quis projetar peças de vestuário para o futuro onde a produção não esteja localizada em fábricas no exterior, mas que seja produzida em qualquer lugar ao redor do mundo por qualquer pessoa". A marca é a primeira no mundo a usar esse sistema. Strien menciona que sua esperança é de que, dentro de alguns anos, outras pessoas se inspirem nesse processo, para que possa ser gerada mais consciência na moda. 

Um ponto importante é que as peças da coleção só são produzidas quando são vendidas, logo, não há desperdício de materiais e nem sobras de tecido.

Veja um vídeo sobre o processo: 

 Para maiores informações e compra do produto: http://www.postcouture.cc/shop/

Nenhum comentário:

Postar um comentário