terça-feira, 3 de maio de 2016

Os desenhos de Tim Burton

Fui ver a exposição O Mundo de Tim Burton, dia 1º de maio, no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo. Confesso que não era o que eu esperava. Acreditei que veria pôsteres de filmes, bonecos originas do O Estranho Mundo de Jack ou A Noiva Cadáver, esperei por figurinos icônicos como o de Edward Mãos de Tesoura, objetos usados nos filmes, roteiros escritos a mão pelo cineasta e várias fotos com o Johnny Depp. Não teve nada disso. Foi mais um compilado de desenhos e projetos não lançados. Mas não foi ruim, só diferente do que imaginei.


O mais emocionante da expo para mim foi ver os Oompa Loompas de A Fantástica Fábrica de Chocolate, os primeiros desenhos do Jack Skellington, bonecos de personagens do filme Frankweenie, algumas poucas coisas sobre Vincent, Alice e Os Fantasmas se Divertem (especificamente do Beetlejuice). Achei uma exposição curta, sem tanto conteúdo para quem ama o diretor Tim Burton e não o artista, desenhista e poeta Tim Burton. PORÉM, como sou apaixonada por desenhos, amei conhecer o lado desenhista compulsivo dele – desses que quando tem uma ideia nova, desenha na hora, no que estiver pela frente, como por exemplo, em guardanapos (que estão expostos no MIS).


Seus materiais para desenhar, embora variem, são em sua maioria lápis de cor, aquarela, tinta, giz pastel e canetas. Também vi muito glitter em obras diversas. Me enxerguei nele, com minha preferência pelos mesmos materiais.  


Burton desenha para manter a mente criativa. Foi sua válvula de escape enquanto criança, quando morou numa cidade chamada Burbank, de onde se avistava o letreiro de Hollywood de costas. Um dos maiores cineastas de todos os tempos sentia-se excluído, tímido e diferente de todas as outras crianças, começou a desenhar monstros para aliviar esse sentimento de rejeição.
Seus desenhos são recheados de temas macabros misturados com traços sutis. São monstros meigos. São crianças pálidas, aparentemente sem vida. São criaturas maléficas que conservam um sentimento bom lá no fundo. São seres carregados de maquiagens pesadas mas recheados de doçura. São contrastantes!

Veja mais desenhos abaixo:

O quê? Exposição "O Mundo de Tim Burton" 
Onde? MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo 
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa - Oeste,São Paulo 
Quando? entre os dias 04 de fevereiro e 15 de maio. 
Horários: Sábados das 9h às 21h . Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 10h às 20h. Domingos das 11h às 19h.

[UPDATE]
O MIS prorrogou a exposição até dia 5 de junho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário