terça-feira, 25 de março de 2014

Artista: Marina Abramović


14 de março de 2010, Museu da Arte Moderna de Nova York (MoMa): Marina Abramović inicia a performance “The artist is present”, reunindo, até o dia 31 de março de mesmo ano, mais de 750 mil visitantes no museu. No centro de uma das salas havia uma mesa com duas cadeiras, uma de frente para a outra. Marina ocupava um dos assentos e 1400 pessoas se revezavam no outro. A artista permanecia em silêncio olhando para quem estivesse a sua frente.

Vamos voltar ainda mais no tempo: 30 de novembro de 1975. Uwe Laysiepen, mais conhecido como Ulay, encontrou Marina em algum aeroporto de Amsterdã. Juntos, fizeram a filmagem de uma performance chamada "Thomas Lips". Naquele momento, entre Ulay e Marina, iniciou-se um intenso amor. Porém, havia um empecilho: Marina era casada. Dois anos mais tarde, ela divorciou-se de seu marido e foi atrás de sua verdadeira paixão: Uley. Eles viveram juntos por 12 anos, mantendo além de seu relacionamento, a parceria no mundo artístico.

Avancemos novamente: 1987, muralha da China. Essa seria a última performance de Marina e Ulay juntos e também o marco do fim do romance dos dois. Marina estava no lado leste e Ulay no oeste. A caminhada dos dois durou 3 meses, quando finalmente se encontraram e disseram adeus definitivamente.

Voltemos a março de 2010. Ulay apareceu para prestigiar  “The artist is present” de seu ex amor. Sentou-se na cadeira em frente a ela. Quando Marina abriu os olhos, não conteve a emoção. Primeiro veio um sorriso discreto. Depois surgiram as lágrimas. Por último, um gesto: estendeu os braços por cima da mesa, entrelaçando-os com os de Ulay. Receberam aplausos. Então, ela retirou os braços, secou as lágrimas e voltou a fechar os olhos, abaixou a cabeça e esperou a próxima pessoa que sentaria em sua frente. 



O fim desse forte amor deixou Marina em frangalhos. Em sua sétima autobiografia, intitulada “The Life and Death of Marina Abramović”, ela escreve um tanto disso. Entregue nas mãos do encenador Bob Wilson, a obra foi adaptada para os palcos em 2011. Dois artistas incríveis juntos, em mais uma excelente parceria de Marina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário