quinta-feira, 1 de março de 2012

Andy Warhol e os sapatos


Pra quem acha que o trabalho de Andy Warhol se resume em sopas Campbell, garrafas de Coca-Cola, desenhos de bananas ou Marilyn Monroe’s coloridas, precisa conhecer seus desenhos de sapatos (e todo o resto de suas artes). Um dos maiores artistas da Pop Art (além de ser inventor da serigrafia) foi criador de várias ilustrações para o fabricante de sapatos I. Miller, nos anos 50. Fez também uma série chamada Diamond Dust Shoes, na década de 80, cheia de sapatos coloridos em um fundo preto – Warhol queria usar pó de diamante de verdade, mas como não conseguiria o efeito desejado, utilizou um pó feito com vidro.
Abaixo, deixo as imagens de algumas de suas obras envolvendo sapatos (Diamond Dust Shoes e À la recherche du shoe perdu - esse último em parceria com Ralph Pomeroy, que criou as frases):

Nada a ver com calçados, mas vale lembrar que Andy Warhol também foi financiador da banda Velvet Underground e dono do estúdio de arte The Factory – famoso pelas festas e por ter outros artistas da época como frequentadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário