terça-feira, 1 de novembro de 2011

Halloween e Dia de Los Muertos


Estou extremamente viciada em filmes de terror. Desde que o canal Space começou a programação do "Outubro Arrepiante”, tenho assistido filmes desse gênero frequentemente. E daí que né, junto com isso, eu conheci a série The Walking Dead e me apaixonei. Foi por isso que decidi trazer pracá um pouco mais sobre Halloween e Dia de Los Muertos.

Na realidade mesmo, minha paixão pelo terror começou quando eu era beeem mais nova. Eu não conseguia dormir a noite depois de assistir "Pânico", mas mesmo assim esse era um dos filmes que eu mais pegava na locadora. Então, assisti "Possuída" e virou um dos meus filmes preferidos. Quando conheci os de zumbis então, nem preciso dizer o quanto aquilo me fez feliz. Acontece que o tempo passou e eu deixei de assistir filmes assim. De repente as maquiagens me pareceram bobas, os filmes sem nenhum conteúdo, os finais estragavam todo o desenrolar da coisa. E né. Mas decidi dar uma outra chance ao horror.


Achei que esse ano, pelo menos na internet, o Halloween teve um destaque legal. Vi fotos de várias festas, inspirações por todos os lados. E já que não tenho money, muito menos uma fantasia legal (a não ser a de zumbi que usei há anos luz), eu comemorei do meu jeitinho mesmo: assistindo aos filmes do Clube do Medo, baixando milhões de filmes de terror super bem falados e claro, olhando inúmeras matérias e fotografias sobre o tema.

Mais sobre o Halloween

Comemorado em 31 de outubro, o Halloween é conhecido aqui no Brasil como Dia das Bruxas. As celebrações são mais comuns nos países anglo-saxônicos. Agora pasmem: há boatos de que a data surgiu para espantar os fantasmas. Segundo o portal Terra, os povos celtas acreditavam que o espírito daqueles que morreram durante o ano voltavam na noite de 31 de outubro, que marcava a o Ano Novo, para possuir os vivos. Eles apagavam os fogos de suas casas para deixá-las indesejáveis e se vestiam com roupas esfarrapadas, desfilando pelas ruas desta forma e fazendo um imenso barulho, para afastar a maldição.


Ainda de acordo com o portal, a lenda que envolve as bruxas é que no dia 31 de outubro elas costumavam se reunir para uma festa comandada pelo diabo. Outra lenda muito conhecida é a da brincadeira infantil de se fantasiar e sair às ruas, batendo nas portas e fazendo a pergunta "gostosuras ou travessuras?". A brincadeira leva o nome de "souling", fazendo referência a palavra "alma" (soul) e começou na Europa no século 9. 


 

Mais sobre o Dia de Los Muertos

Outra festa muito comemorada é o Dia de Los Muertos no México (de origem indígena). Acontece no dia 2 de novembro e, embora seja como o Dia de Finados brasileiro, ela, ao contrário daqui, é muito festejada. Os mexicanos acreditam que nessa data os mortos voltam para matar a saudades dos que aqui deixaram. A Dama de la Muerte, representada por uma dama da alta sociedade, mais conhecida como La Catrina – personagem da gravura Calavera de La Catrina do artista José Guadalupe Posada – é uma das principais figuras do Dia dos Mortos. 


E para terminar, desejo a vocês um happy halloween atrasado e um feliz día de los muertos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário