quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Olá, fevereiro! E algumas considerações sobre janeiro

Translator
Translator

 


Ontem o mês de janeiro se fechou. Quando deu meia noite, olhei com receio para o relógio, mas não para ver as horas e sim para confirmar que o mês tinha virado. 01/02/2024. Esperei uns minutos. Não era pegadinha do Malandro. Não era o programa do Ashton Kutcher também. De fato, estamos em fevereiro. Um mês inteiro do novo ano se passou e eu vivi tantas coisas, mas tudo foi tão rápido que nem consegui processar. Quando abri o aplicativo do relógio pude verificar que eu fiz 25 treinos físicos nesse mês. As vezes era yoga de manhã e caminhada a noite. As vezes era pilates. Fui até na minha primeira aula de colúmpio e voei, fiz musculação por uma semana e já desisti – a repetição, a monotonia... não é pra mim. A meta era ao menos 3x na semana de exercícios físicos, independente de qual. Cumpri. Meu mental agradece. A saúde também.

Esse ano fiz o Dry January, chamado aqui no BR de Janeiro Seco. Um mês inteiro sem álcool. Permaneço com zero vontade de beber. Dessa forma, fui atrás de sucos diferentes para enfrentar o calor. O clássico couve, cenoura, limão, maçã e hortelã foi o mais bebido. Cupuaçu ficou com o segundo lugar. Cenoura, maçã e gengibre ficou bonzinho até. Acerola e laranja também marcaram presença e esbanjaram vitamina C. Água com gás, chá gelado (de casca de lichia!) e muita água pura ajudaram a me manter hidratada e com a pele impecável. 

café da manhã: crepioca + suco verde (de couve, hortelã, maçã e cenoura) + café com colágeno
 

Isso me leva a alimentação. Eu achava que odiava cozinhar. Hoje, não posso ter certeza. Porque me relaxa cortar cebola, espremer alho, fazer o corte certo na batata inglesa, cuidar para a carne assar da maneira certa, fazer o meu próprio molho de tomate para colocar no macarrão, misturar mil vegetais no cozimento do arroz, provar especiarias, fazer uma crepioca de marguerita, montar uma salada com vários tipos de folhas e comer frutas cuidadosamente cortadas em quadradinhos e salpicadas com canela. Meu grande amor segue sendo berinjela e pimentão assados com especiarias. Ou o salmão recheado com cream cheese e espinafre e coberto com mostarda e alecrim. Como nem sempre estou no mood certo para cozinhar, faço shimeji na manteiga mesmo, purê de batata com brócolis ou ovos mexidos com páprica para esses dias preguiçosos. Um avocado toast sempre é bem-vindo, embora eu faça uma guacamole em vez de um creme de abacate.

E esse mês ainda sobrou tempo para voltar a assistir A Maravilhosa Senhora Maisel. Estou na quarta temporada e não quero que acabe! Obviamente assisti, assim como todo mundo, o filme Saltburn e sou do time que amou. Polêmico sim, ruim jamais. De livro, comecei com um bem poético, com lições de vida nas entrelinhas, que estou gostando muito: Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong - Hwang Bo-Reum.

Pra fevereiro eu espero continuar me cuidando, viajar se possível, fugir de tudo relacionado ao carnaval, levar minha cachorra pra passear mais comigo, meditar mais, seguir sendo feliz. Recém saída de uma crise de depressão, agora sei que o grande segredo é não mergulhar profundamente em questões filosóficas e fazer o que só você pode fazer por você, mesmo sem sentir vontade de fazer, mesmo sem energia, mesmo estando triste, ansiosa, na bad. Só ir e fazer. Ainda que doa, é prum bem maior.

Eu e dona Mione acabadahs depois de andar por 4km

Nenhum comentário:

Postar um comentário