quinta-feira, 6 de julho de 2017

Resenha: O Segredo dos Corpos, de Dr. Vincent Di Maio e Ron Franscell

Capa do livro O Segredo dos Corpos, escrito por Dr. Vincent De Maio e Ron Franscell
Capa do livro O Segredo dos Corpos, escrito por Dr. Vincent Di Maio e Ron Franscell






O Segredo dos Corpos possui nove capítulos contando diferentes casos que envolvem mortes – sejam elas por crimes ou suicídio – todas analisadas ou com necropsias feitas pelo Dr. Vincent Di Maio, importante médico legista e patologista forense dos Estados Unidos. Conta com prefácio feito pela Dra. Jan Garavaglia, que apresenta o seriado “Dra. G: Medical Eximiner”, da Discovery Channel.
Dr. Di Maio realizou por toda sua vida mais de nove mil necropsias e foi a peça chave para muitos julgamentos famosos como o de Martha Woods, que já contei por aqui em “Martha Woods, a assassina de bebês”.

"Eu ainda fico chocado com pessoas que se recusam a acreditar em monstros. Não percebem que há gente aí fora capaz de cortar a garganta de alguém só para ver se a faca está afiada?"

Imagine que você é médico legista – responsável por fazer necropsias. Nos Estados Unidos existem cerca de quinhentos patologistas forenses certificados. Cada um desses consegue fazer 250 necropsias por ano. Como o próprio Di Maio aponta, há uma lacuna a ser preenchida aqui: eles precisam de pelo menos o dobro disso para dar conta do recado – ou muitos casos de crimes ficarão mal resolvidos. Então, ainda imaginando que você é médico, vamos supor que você aceite preencher essa lacuna. Você estaria pronto para desenterrar um caixão e analisar os restos mortais de seja quem for que estiver lá dentro? Se sim, você conseguiria lidar com o cheiro de peles e órgãos apodrecidos? Conseguiria lidar com o fato de que vários insetos, bactérias, estariam presentes também nesses corpos? E se for o corpo de um bebê ou uma criança? São muitas questões para se pensar. E para entendermos um pouco sobre essa área e até respondermos como reagiríamos a essas questões, Dr. Vincent nos explica como foram feitas algumas necropsias de pessoas que morreram vítimas de algum crime, inclusive bebês.


Entre os casos presentes no livro, estão a exumação de Lee Harvey Oswald - suposto assassino do presidente Kennedy; a necropsia e investigação da morte de Trayvon Martin, adolescente negro que morreu em 2012, na Flórida – sua morte impulsionou o movimento Black Lives Matter; o julgamento de Phil Spector, importante produtor musical, preso em 2006, acusado pela morte da atriz de filmes B, Lana Clarkson e até uma investigação sobre a morte de Vincent Van Gogh, divulgada como suicídio, mas que com informações do médico que o viu instantes antes de morrer, pôde ser reavaliada por Di Maio mais de 127 anos depois.

“Os corpos falam e podem revelar toda a verdade por trás de uma morte”


O Segredo dos Corpos me surpreendeu em vários aspectos: todas as situações são muito bem dissecadas no livro, com um grande trabalho de pesquisa que envolve toda a história do crime (provavelmente é aí que entra o segundo autor: Ron Franscell, que é jornalista). Vai muito além da parte médica.
Recomendo? Sim e muito! Um dos melhores livros que li na vida, importante até para entendermos um pouco mais a mente humana, além de como trabalham médicos legistas. 

"Desde o século XVII, quando panfletos impressos de modo barato espalhavam descrições gráficas de assassinatos locais, os humanos são fascinados por histórias de crimes. As peças de Shakespeare eram repletas de homicídios. Nada vendia mais do que a intriga... e a derradeira vitória da moralidade e do raciocinio sobre a desordem e a depravação. E nada era mais misterioso do que a morte"
Ficha Técnica
Título: O Segredo dos Corpos
Autores: Dr. Vincent Di Maio e Ron Franscell
Tradutor: Lucas Magdiel
Editora: DarkSide Books
Ano: 2017
Páginas: 256

4 comentários:

  1. Gente! Que livro mais incrivel! Eu tenho uma grande curiosidade por necropsia, e ainda fala sobre casos antigos e polemicos como o caso de Van Gogh. Estou muito curiosa agora!

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  2. Caraaaaa, que livro INCRÍVEL! Sério. Eu nunca ouvi falar dele e nem li nada sobre esse assunto, mas achei interessante demais e já fiquei muito curiosa só com a resenha! Eu sei de cara que não teria forças pra atuar nessa profissão, mas que é um assunto muito legal de saber sobre eu não posso negar haha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  3. Oi Parabéns adorei seu blog estou te seguindo te convido a conhecer o meu blog
    terraqueoscriativos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Grazi, tudo bem? Essa sua resenha me lembra um pouco o livro Confissões do Crematório, que eu li ano passado e foi o melhor livro do ano pra mim.
    Ela buscou desmistificar a morte, acho que na mesma linha que o autor de O Segredo dos Corpos quis desmistificar os crimes e falar sobre a natureza humana.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir