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Peggy Guggenheim fotografada por Man Ray, vestindo Poiret |
Man Ray é um dos mais conhecidos artistas surrealistas. Ele é um dos idealizadores do movimento dadaísta de Nova Iorque, em conjunto com o pintor Marcel Duchamp. Produzia pinturas como hobby e para bancar-se trabalhava como fotógrafo. Entre 1920 e 1940, época em que viveu em Paris, ele fez muitas fotografias de moda. Seus serviços foram prestados para importantes revistas, como Harper’s Bazaar, Vanity Fair e Vogue Paris. Man Ray se recusava a fazer fotos apenas comerciais, ele insistia para que seus ideais surrealistas estivessem presentes nos catálogos de moda, levando em conta todo o cenário e situação e não só as roupas.
O primeiro designer de moda com quem trabalhou foi Paul Poiret, que queria ter retratos de suas criações. A fotografia eleita pelo próprio Man Ray como preferida, entre tantas que fez para Paul, foi essa, da esposa do costureiro:
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Denise Poiret posando ao lado de uma escultura do romeno Brancusi, fotografada por Man Ray |
Ray também trabalhou com outros grandes costureiros da época como Coco
Chanel e sua rival, Elsa Schiaparelli. A própria Gabrielle Chanel posou
para suas lentes em 1937 – uma fotografia bastante conhecida da
estilista, que nem todos sabem que foi da autoria de Man Ray:
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Coco Chanel fotografada por Man Ray em 1937 |
Mais algumas fotografias de moda feitas por Man Ray:
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Vestido de Elsa Schiaparelli para o Outono de 1931. Fotografia de Man Ray |
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A fotografia feita em 1929 dos lábios da fotógrafa Lee Miller serviu de
pano de fundo para um editorial da Harper's Bazaar, criado por Man Ray |
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Elizabeth Arden “Electrotherapy Facial Mask", por Man Ray |
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Foto feita por Man Ray e publicada na Harper’s Bazaar, de 1936 |
Com o estouro da Segunda Guerra Mundial nos anos 40, Man Ray abandonou a fotografia de Moda. Porém, seu legado nessa área influenciou outros fotógrafos importantes como Sarah Moon, Paolo Roversi e Guy Bourdin. Até hoje os editoriais de moda se distanciam de meras fotos publicitárias, nos inserindo em mundos diferentes e mais próximos da arte do que do marketing, por causa do trabalho de Ray.
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