O ato de
expor produtos de maneira estratégica para atrair o olhar do consumidor data da
Antiguidade. A vitrine é como o cartão de visitas de uma loja e é nela que se
inicia o processo de venda. Para dar certo, ela precisa ser uma extensão da loja, ter um bom design e disposição de peças,
com cores certas e iluminação adequada. De acordo com informações do SEBRAE (Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quando feita profissionalmente, a vitrine é
responsável por 70% das vendas.
Vitrinista é o nome do profissional capacitado para montar vitrines e passar a
identidade da loja ao cliente, de modo a influenciar as vendas, como já dito anteriormente. Um espaço bem montado
pode convencer um consumidor que não saiu preparado para fazer compras, a levar
algum produto. Em contraponto, uma vitrine mal montada pode gerar o oposto:
afastar os possíveis compradores.
A vitrine na prática
A Prada
criou o projeto “The Iconoclasts” onde profissionais da moda criaram a
identidade visual de suas lojas mundo a fora. Algumas imagens dessa série:
Já as vitrines
da Chanel são sempre mais sofisticadas e elegantes. Sou suspeita para falar de
uma marca que admiro por inteiro, desde Coco Chanel e sua história até as criações
atuais com Karl Lagerfeld no comando. Mesmo assim me arrisquei a separar algumas das minhas vitrines preferidas:
Montada em Nova York |
Montada em Nova York |
Montada em Nova York |
A Louis
Vuitton e a Marc Jacobs são mais ousadas. Apesar de essas fotos serem de uma exibição/exposição das marcas, valem pela inspiração e por se assemelharem a vitrines de lojas:
Por último, algumas imagens de marcas diversas:
Dior |
Linvin |
Roberto Cavalli |
Preciso confessar que essa eu não sei de que marca é e nem sede fato é uma vitrine. Mas encontrei no Pinterest pesquisando por termos relacionados ao vitrinismo, gostei e trouxe pra cá! :) |
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